Tecnicamente, não. A hérnia é uma espécia de “vazamento”. Ela acontece quando a pressão entre duas vértebras é exercida de maneira desequilibrada (geralmente por um desalinhamento da coluna) fazendo com que o material do disco cartilaginoso entre as vértebras “vaze”, como na radiografia ao lado.
Uma vez que o disco desenvolva uma hérnia, ele nunca mais vai voltar a ser como antes. Mas pode melhorar muito.
Primeiro, para a maioria dos casos, a quiropraxia pode eliminar a dor e os demais sintomas. A hérnia de disco causa dor porque pressiona a medula espinhal. O ajuste da coluna coloca as vértebras de volta em seu lugar, liberando a pressão sobre o disco herniado.
Em segundo lugar, embora o disco nunca se recupere completamente, o corpo absorve o material excedente, permitindo à maioria dos pacientes com hérnia de disco viver completamente sem sintomas.
Nem toda hérnia de disco é tratável pela quiropraxia. Algumas condições, como a síndrome da cauda equina, são contra indicações para o tratamento quiroprático. Mas a boa notícia é que a grande maioria dos casos de hérnia de disco são tratáveis e permitem ao paciente ter excelente qualidade de vida, evitando uma cirurgia delicada.
Procure seu quiropraxista. Ele saberá recomendar o melhor tratamento para seu caso.